Nove dicas para aproveitar integralmente os alimentos e evitar desperdícios

 » Repas Rapides »  Nove dicas para aproveitar integralmente os alimentos e evitar desperdícios
0 Comments

1. Faça uma lista de compras

Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras com os alimentos que realmente precisa. Isso ajuda a evitar compras desnecessárias e evita que os alimentos estraguem antes de serem utilizados.

2. Armazene corretamente

Para prolongar a vida útil dos alimentos, é importante armazená-los corretamente. Utilize recipientes herméticos para guardar grãos, cereais e produtos a granel. Mantenha as frutas e verduras refrigeradas e em embalagens próprias para evitar a proliferação de bactérias.

3. Aproveite cascas e talos

Muitos alimentos possuem cascas e talos que são ricos em nutrientes e podem ser aproveitados. Por exemplo, a casca de algumas frutas e legumes pode ser utilizada para fazer sucos ou no preparo de pratos. Os talos de vegetais como brócolis e couve-flor são ótimos para fazer sopas e caldos.

4. Faça uso de partes “feias”

Nem sempre a aparência dos alimentos reflete sua qualidade. Muitas vezes, partes “feias” podem ser aproveitadas. Por exemplo, algumas partes murchas de verduras podem ser utilizadas no preparo de sopas ou caldos. Assim, você evita o desperdício e economiza!

5. Congele alimentos

Se perceber que não irá conseguir utilizar todos os alimentos antes que estraguem, congele-os! Muitos alimentos podem ser congelados sem perder sua qualidade. Assim, você pode utilizá-los posteriormente sem desperdício.

6. Faça compostagem

Os restos de alimentos que não podem ser aproveitados podem ser usados para fazer compostagem. Com isso, você pode obter adubo para suas plantas e contribuir para a redução do desperdício de alimentos.

7. Aprenda a usar os temperos

Os temperos podem transformar qualquer alimento e ajudar a reaproveitar sobras. Por exemplo, um arroz requentado com um pouco de alho e cebola picados pode se transformar em um delicioso arroz refogado. Aprenda a usar os temperos para tornar suas refeições mais saborosas e evitar o desperdício.

8. Planeje suas refeições

Planejar as refeições da semana ajuda a evitar o desperdício de alimentos. Ao saber exatamente o que vai preparar, é possível comprar apenas o necessário e utilizar todos os ingredientes no prazo adequado.

9. Reaproveite sobras

Com criatividade, é possível transformar sobras de alimentos em pratos deliciosos. Por exemplo, sobras de legumes e carne podem ser usadas para preparar uma torta ou um omelete. Ao reaproveitar as sobras, você evita o desperdício e ainda economiza dinheiro.Seguindo essas dicas, você conseguirá aproveitar integralmente os alimentos e evitar desperdícios, contribuindo para um consumo mais consciente e sustentável.